Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

TIGELINHAS DE SOPA

8 tigelas de pão

Um pouco de azeite para untar
Farinha de trigo comum para polvilhar

Preparo: 30 minutos -- descansada por 30 minutos
Descanso: 40 minutos --
Forno: 20 - 25 minutos –

Unte levemente com azeite a parte externa de 8 tigelas de cerâmica refratárias de aproximadamente 12 centímetros de diâmetro (eu uso um jogo de pratos de sopa).

Usando a borda arredondada do raspador, transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e divida em pedaços de 100 g. Polvilhe novamente a superfície de trabalho com um pouco de farinha. Abra cada pedaço em discos. Sacuda para retirar o excesso de farinha e molde as tigelas emborcadas. Comprima delicadamente para eliminar as bolhas de ar entre a massa e a tigela. Deixe descansar por 10 minutos.
Coloque as tigelas emborcadas no forno preaquecido, reduza a temperatura para 200ºC e asse por 20 - 25 minutos, até a massa ficar marrom-dourada. (Provavelmente será preciso assar duas fornadas.) Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Com uma faca afiada, solte e retire delicadamente o pão da superfície das tigelas. Esfrie sobre um aramado.

Para congelar: Podem ser congeladas por algumas semanas. Empilhe separando cada uma com uma folha de papel-manteiga. Descongele por aproximadamente 1 hora antes de aquecer no forno por 3 minutos a 180ºC.

Foto Jean Cazals
Livro Pães do chef Richard Bertinet/Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário