Pesquisar este blog

sábado, 14 de agosto de 2010

MOQUECA DE FEIJÃO





2 xícaras (chá) de feijão fradinho
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola cortada em rodelas
6 a 8 colheres (sopa) de azeite de dendê
pimenta dedo-de-moça a gosto
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 pimentão verde em rodelas
2 tomates em rodelas
sal a gosto

De véspera, deixe o feijão fradinho de molho em água. Cozinhe o feijão e reserve uma xícara (chá) do caldo do cozimento. Numa panela média (que vá à mesa), aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o feijão cozido, o azeite de dendê, o caldo reservado, a pimenta e a metade do coentro. Tempere. Cozinhe em fogo brando, com a panela tampada, até levantar fervura. Sobre o feijão, distribua em camadas, o tomate e os pimentões. Polvilhe com um pouco de sal. Cozinhe em fogo brando, com a panela tampada por cerca de 15 minutos. Sirva em seguida, polvilhando a superfície com o coentro restante.

Dicas:
Se preferir, faça o refogado de feijão fradinho na panela e monte a moqueca em refratário de barro. Neste caso, leve-o ao forno coberto com papel alumínio até os legumes murcharem. Variação: acrescente leite de coco à moqueca.

Agência Estado/Terra

Obs
Eu fiz essa moqueca e usei o leite de coco. Sempre altero um pouquinho a receita e com base nessa fiz moqueca também de batata com ervilha.
Não uso pimentão e coloco muito coentro.
São deliciosas!

Fiz de novo moqueca para aproveitar uma couve flor que estava cozida na geladeira. Foi mais um aproveitamento mesmo, mas dá para fazer tudo bonitinho. Nem usei leite de coco, que não tinha, mas ficou bem gostosa. Engrossei um pouco o caldo com farinha de grão de bico.

Um comentário:

  1. pergunta: o quao cozido deve estar o feijao? tipo para fazer salada (al denti), tipico brasileiro ou em algum lugar entre os 2?

    ResponderExcluir